Como decorar um apartamento alugado
A sua casa tem que ter a sua cara. Além disso, precisa ser confortável e acolhedora, um local onde você possa suspirar e pensar – “lar doce lar”. E quando é um apartamento alugado?
Nesta semana um grande amigo nos pediu algumas dicas para decorar seu apartamento alugado, e como é uma dúvida recorrente, resolvemos dividir com vocês também. 🙂
Esses espaços normalmente apresentam uma série de restrições (e também não queremos gastar muito dinheiro em espaços que não sejam nossos, né?!) O jeito é apostar em soluções econômicas, fáceis de executar, que não interfiram na estrutura do local e que possam ser facilmente retiradas na hora da devolução do apê.
Não é porque o apartamento é alugado que deve ser menos charmoso!! É seu cantinho, deve e merece ser lindo! Abuse da criatividade e anote aí nossas dicas!!
1- Compre móveis coringa
A primeiro dica quem vai decorar um apartamento alugado é investir no mobiliário pronto que possui medidas no tamanho padrão e são vendidos em lojas de móveis. Evite mandar fazer móveis com medidas especiais. Assim, se acontecer do locador pedir o imóvel, você pode facilmente adaptar os móveis já adquiridos no seu novo lar.
2- Cores na parede renovam o ambiente
Nada mais pessoal do que escolher as cores da parede da sua própria casa. Não custa caro e você mesmo pode fazer em um final de semana. Tons muito fortes exigem várias demãos de tinta para cobri-las depois. Dessa forma, optar por tons suaves é sempre uma boa escolha.
3- Papeis de Parede Removíveis
Papéis de parede removíveis são excelentes alternativas a decoração de apartamento alugado. Isso porque existem papeis de parede dos mais variados motivos e materiais, então, facilmente você consegue encontrar um que combina com o seu gosto e a sua decoração. Além disso, eles costumam ser econômicos e te dão a possibilidade de mudar o esquema de cores de um ambiente quantas vezes você quiser. Para os que não querem aplicar papel de parede, é possível aplicá-los a painéis e encostá-los na parede.
Não custa lembrar que o apartamento alugado deve ser devolvido tal como foi recebido, ou seja, se as paredes eram brancas, devem ser devolvidas brancas (sem aquele papel lindo que você colou)… E tudo isso tem um custo. Ao retirar papéis de parede convencionais, normalmente é preciso emassar toooda a parede para pintá-la novamente, portanto, use o papel com moderação! Dê preferência aos modelos adesivos, mais fáceis de serem aplicados e retirados.
4- Cor nos móveis
Algumas pessoas gostam de ambientes coloridos e por isso ficam um pouco frustadas quando não podem pintar paredes (alguns contratos restringem cor). Por isso, para evitar gastos e criar ambientes personalizados, a dica é investir em móveis coloridos. Fica lindo e cheio de personalidade.
5- Adesivos de parede dão personalidade
Vale também brincar com efeitos visuais adesivando a parede para criar detalhes únicos e com pouco custo.
Olha a cabeceira dessa cama: nem parece que é adesivo não é?! Um super efeito!
Os adesivos de azulejos, sejam para a cozinha ou para o banheiro, são uma maneira fácil e em conta de renovar o ambiente. Evita o “quebra-quebra” de uma possível reforma, nem sempre autorizada pelo proprietário do apartamento, e é do tipo de trabalho “faça você mesmo”. São inúmeras as cores e estampas disponíveis no mercado, desde composições inspiradas em ladrilhos hidráulicos até modelos com padronagem tipo azulejos portugueses. São adesivos de vinil, fáceis de aplicar (e até de serem limpos). A mesma dica também serve para os azulejos dos banheiros.
6- Aposte em cortinas e tapetes
O piso é o que mais sofre reclamações… Uma sugestão prática é usar tapetes para cobrir o que não lhe agrada (e dá para usá-los em qualquer ambiente).No lugar de persianas, mais complicadas de serem instaladas e posteriormente removidas, escolha cortinas, estampadas ou lisas. Cortinas e tapetes deixam os ambientes mais coloridos, bonitos e aconchegantes.
7- Plantas, plantas e mais plantas
Elas podem aparecer em hortas verticais, penduradas próximas da janela, em vasos grandes ao lado do sofá ou do rack da televisão, numa parede da sacada, em vasos pequenos…Dão vida e cor ao imóvel.
8- Quadros, pôsteres e porta-retratos de parede
Podem estar em vários cômodos da casa e ditar ainda uma temática para o ambiente. Uma furadeira na mão ou uma fita dupla-face do tipo super-resistente é o suficiente para colocá-los no lugar. Podem aparecer em duplas, trios, isolados ou em conjunto. A moldura fica ao gosto do morador.
Para fixação, existem fitas adesivas dupla face (tipo 3M) que fixam bem os quadros. Nesse caso, escolha modelos de moldura mais leves e lembre-se que fica mais seguro pendurar um quadrinho do que uma grande gravura. Prefira uma composição de pequenos quadros.
Ou se optar por usar parafusos, Na hora de devolver ape dá para pedir ao pintor para “colocar uma massinha de nada nos furos” antes da tradicional pintura não é?! Ah vai, a alegria que os quadros vão lhe dar quando você estiver morando ali vale esse custo! rsrs E vamos combinar, um quadro no lugar certo é como a cereja do bolo na decoração, parece bobeira mas faz uma diferença….
E ainda tem outra ideia: é possível encontrar em grandes lojas umas prateleiras mais finas. É só prende-las na parede e, voilá, apoie tantos quadros quanto desejar!
9- Invista na iluminação
A iluminação cumpre duas funções básicas: o de clarear o ambiente e o de fazer um papel cênico, ou seja, está ali para valorizar o que se quer. Use e abuse de iluminação indireta dos abajures! Vale ainda aproveitar os pontos de luz existentes e investir em belos lustres ou pendentes (que depois você carrega para seu novo apartamento com facilidade).
10- Abuse de prateleiras e nichos de parede
Assim como móveis, esses módulos podem ser carregados em uma mudança. São de baixo custo de compra e de fácil instalação, além de combinarem com todo o tipo de cômodo da casa. As prateleiras e nichos são ótimos não só para os alugados como os próprios, pois ajudam a organizar os espaços e são removíveis.