Como decorar um apartamento alugado

Como decorar um apartamento alugado

A sua casa tem que ter a sua cara. Além disso, precisa ser confortável e acolhedora, um local onde você possa suspirar e pensar – “lar doce lar”. E quando é um apartamento alugado?

Nesta semana um grande amigo nos pediu algumas dicas para decorar seu apartamento alugado, e como é uma dúvida recorrente, resolvemos dividir com vocês também. 🙂

Esses espaços normalmente apresentam uma série de restrições (e também não queremos gastar muito dinheiro em espaços que não sejam nossos, né?!) O jeito é apostar em soluções econômicas, fáceis de executar, que não interfiram na estrutura do local e que possam ser facilmente retiradas na hora da devolução do apê.

Não é porque o apartamento é alugado que deve ser menos charmoso!! É seu cantinho, deve e merece ser lindo! Abuse da criatividade e anote aí nossas dicas!!

1- Compre móveis coringa

A primeiro dica quem vai decorar um apartamento alugado é investir no mobiliário pronto que possui medidas no tamanho padrão e são vendidos em lojas de móveis. Evite mandar fazer móveis com medidas especiais.  Assim, se acontecer do locador pedir o imóvel, você pode facilmente adaptar os móveis já adquiridos no seu novo lar.

decorar apartamento alugado

2- Cores na parede renovam o ambiente

Nada mais pessoal do que escolher as cores da parede da sua própria casa. Não custa caro e você mesmo pode fazer em um final de semana. Tons muito fortes exigem várias demãos de tinta para cobri-las depois. Dessa forma, optar por tons suaves é  sempre uma boa escolha.

61+ Quartos azul turquesa / Tiffany – Fotos lindas! Mais:

Revista Minha Casa - Sala de estar e jantar com a Mesa Lateral EME:

Toque de cor na decoração | Danielle Noce:

3- Papeis de Parede Removíveis

Papéis de parede removíveis são excelentes alternativas a decoração de apartamento alugado. Isso porque existem papeis de parede dos mais variados motivos e materiais, então, facilmente você consegue encontrar um que combina com o seu gosto e a sua decoração. Além disso, eles costumam ser econômicos e te dão a possibilidade de mudar o esquema de cores de um ambiente quantas vezes você quiser. Para os que não querem aplicar papel de parede, é possível aplicá-los a painéis e encostá-los na parede.

Instagram media karolpinheiro - Mostrando quem manda! :

PAPÉIS DE PAREDE: CURINGAS DO DÉCOR #décor #Decoração #Design #Styling:

Não custa lembrar que o apartamento alugado deve ser devolvido tal como foi recebido, ou seja, se as paredes eram brancas, devem ser devolvidas brancas (sem aquele papel lindo que você colou)… E tudo isso tem um custo. Ao retirar papéis de parede convencionais, normalmente é preciso emassar toooda a parede para pintá-la novamente, portanto, use o papel com moderação! Dê preferência aos modelos adesivos, mais fáceis de serem aplicados e retirados.

4- Cor nos móveis

Algumas pessoas gostam de ambientes coloridos e por isso ficam um pouco frustadas quando não podem pintar paredes (alguns contratos restringem cor). Por isso, para evitar gastos e criar ambientes personalizados, a dica é investir em móveis coloridos. Fica lindo e cheio de personalidade.

50 salas pequenas e cheias de estilo - Casa:

Sofá e almofadas candy colors.:

5- Adesivos de parede dão personalidade

Vale também brincar com efeitos visuais adesivando a parede para criar detalhes únicos e com pouco custo.

Adesivo de Parede Mandala - bemColar - Adesivos De Parede:

Grafismos na cabeceira com triângulos de adesivo vinílico:

Decoração minimalista? Capriche na porta! (Foto: Reprodução):

Olha a cabeceira dessa cama: nem parece que é adesivo não é?! Um super efeito!

Um quarto cheio de boas ideias como essa cabeceira feita de adesivo. Veja mais desse ambiente em www.historiasdecasa.com.br #todacasatemumahistoria:

Os adesivos de azulejos, sejam para a cozinha ou para o banheiro, são uma maneira fácil e em conta de renovar o ambiente. Evita o “quebra-quebra” de uma possível reforma, nem sempre autorizada pelo proprietário do apartamento, e é do tipo de trabalho “faça você mesmo”. São inúmeras as cores e estampas disponíveis no mercado, desde composições inspiradas em ladrilhos hidráulicos até modelos com padronagem tipo azulejos portugueses. São adesivos de vinil, fáceis de aplicar (e até de serem limpos). A mesma dica também serve para os azulejos dos banheiros.

As 10 Melhores Dicas De DéCor Para Aptos Alugados:

Cozinha Apt Alugado

Azulejo adesivo banheiro

6- Aposte em cortinas e tapetes

O piso é o que mais sofre reclamações… Uma sugestão prática é usar tapetes para cobrir o que não lhe agrada (e dá para usá-los em qualquer ambiente).No lugar de persianas, mais complicadas de serem instaladas e posteriormente removidas, escolha cortinas, estampadas ou lisas. Cortinas e tapetes deixam os ambientes mais coloridos, bonitos e aconchegantes.

Inspiração: 47 salas pequenas cheias de estilo | Estilo:

APÊ DA DÉBORA E DO DIEGO - " ...o fato dos dois terem a mesma formação – Design Gráfico – e gostarem do estilo retrô facilitou na escolha dos objetos, ideia de composição e combinação de cores. E as fontes de inspiração deles foram o Pinterest (♥), os programas e revistas de decoração, as casas de amigos e viagens." Achei no Medo da Pressa:

5 tapetes para uma sala moderninha | Danielle Noce:

Referência de combinação de materiais e cores: bancada de inox + gavetas marrons…:

7- Plantas, plantas e mais plantas

Elas podem aparecer em hortas verticais, penduradas próximas da janela, em vasos grandes ao lado do sofá ou do rack da televisão, numa parede da sacada, em vasos pequenos…Dão vida e cor ao imóvel.

Decorando sacadas e varandas pequenas:

ape colorido_4708:

Como deixar a casa mais fresca com plantas em 5 passos (Foto: Reprodução):

Decorando sacadas e varandas pequenas:

Estruturas de concreto à mostra e prateleiras brancas que abrigam livros e objetos de decoração.:

8- Quadros, pôsteres e porta-retratos de parede

Podem estar em vários cômodos da casa e ditar ainda uma temática para o ambiente. Uma furadeira na mão ou uma fita dupla-face do tipo super-resistente é o suficiente para colocá-los no lugar. Podem aparecer em duplas, trios, isolados ou em conjunto. A moldura fica ao gosto do morador.

Para fixação, existem fitas adesivas dupla face (tipo 3M) que fixam bem os quadros. Nesse caso, escolha modelos de moldura mais leves e lembre-se que fica mais seguro pendurar um quadrinho do que uma grande gravura. Prefira uma composição de pequenos quadros.

Ou se optar por usar parafusos, Na hora de devolver  ape dá para pedir ao pintor para “colocar uma massinha de nada nos furos” antes da tradicional pintura não é?! Ah vai, a alegria que os quadros vão lhe dar quando você estiver morando ali vale esse custo! rsrs E vamos combinar, um quadro no lugar certo é como a cereja do bolo na decoração, parece bobeira mas faz uma diferença….

Design e arte colorem apartamento de 280 m² Jogo de quadros interessante e luminária - modernização barata:

Blog - O estúdio da designer:

09-decoracao-sala-estar-parede-quadros-coloridos-mesinhas:

sala de jantar pequena Mais:

Arquiteta troca espaço de 115 m² por apê pequeno de 44 m². E está amando!:

E ainda tem outra ideia: é possível encontrar em grandes lojas umas prateleiras mais finas. É só prende-las na parede e, voilá, apoie tantos quadros quanto desejar!

4-tendc3aancias-de-decorac3a7c3a3o-para-2016-arquitete-suas-ideias-10:

SALA DE JANTAR COM MESA REDONDA - Fashionismo:

No blog tem inspirações lindas de salas com sofá rosa para dar uma transformada fashion na área social de sua casa:

9- Invista na iluminação

A iluminação cumpre duas funções básicas: o de clarear o ambiente e o de fazer um papel cênico, ou seja, está ali para valorizar o que se quer. Use e abuse de iluminação indireta dos abajures! Vale ainda aproveitar os pontos de luz existentes e investir em belos lustres ou pendentes (que depois você carrega para seu novo apartamento com facilidade).

pendente sala

Luminária de Chão Arco Branca - Orb:

 :

10- Abuse de prateleiras e nichos de parede

Assim como móveis, esses módulos podem ser carregados em uma mudança. São de baixo custo de compra e de fácil instalação, além de combinarem com todo o tipo de cômodo da casa. As prateleiras e nichos são ótimos não só para os alugados como os próprios, pois ajudam a organizar os espaços e são removíveis.

Decoração quarto pequeno. quarto casal.:

Na cozinha foi usado piso Portobello New York Cement 4545 e cerâmica Metro White 10x20 Eliane Revestimentos. A pintura com Tinta Acrílica…:

cozinha-tendencia-prateleira:

ideal para meu quarto 5 dicas práticas para decorar apartamentos pequenos:

OBS: imagens não autorais. Se você é autor/autora de alguma imagem ou apartamento e queira retirá-lo do nosso post, envie um email para fors@forsarquitetura.com.br que retiraremos a imagem imediatamente.   🙂

eliane-diamante-branco-br-45x90cm

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *