7 coisas que você precisa saber antes de pintar sua casa com tinta branca

7 coisas que você precisa saber antes de pintar sua casa com tinta branca

1

Simples e sofisticado, o branco é a cor mais escolhida na hora de pintar casas e apartamentos. Por se tratar de um tom neutro, o branco pode ser facilmente combinado com outros elementos da decoração e mobília que você já tenha.

No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar vários galões de tinta branca para renovar a pintura do seu ambiente. Confira:

1- Iluminação natural

O branco é uma cor fria e que reflete a luz – portanto, se algum cômodo da sua casa recebe a luz do sol durante a maior parte do dia, o branco irá ajudar a manter o ambiente fresco e com a temperatura mais equilibrada.

No entanto, se você mora em uma região fria ou com pouca incidência de sol dentro de casa, o branco pode deixar o ambiente ainda mais frio – nesse caso, o ideal é apostar em paredes coloridas ou tons mais escuros (como o bege, amarelo, cinza claro ou vermelho).

2- Decoração

Se a decoração da sua casa é mais diversificada – com elementos de várias cores diferentes – o branco é uma ótima opção, deixando o ambiente mais harmonioso e facilitando a combinação entre as cores.

3- Clima

Se você mora em uma região onde as diferenças de temperatura ao longo do ano são extremas, é recomendado utilizar um branco com pigmentos de cores mais quentes (como o amarelo ou laranja). Assim, você estabelece um meio-termo na ambientação da casa durante qualquer época do ano.

4- Tamanho do espaço

Se a sua casa, apartamento ou um cômodo específico são pequenos, pintar as paredes, o teto e as guarnições – molduras nas portas e janelas – de branco dará a impressão de um espaço mais amplo e menos sufocante, disfarçando sombras, quinas e linhas que delimitam visualmente o espaço.

5- Qualidade

Dê preferência às tintas laváveis ou anti-mofo, principalmente em ambientes com maior umidade – como banheiro e cozinha. Assim, caso a parede fique com marcas de sujeira ou gordura ao longo do tempo, basta limpar com um pano úmido, água e sabão – a pintura não é prejudicada e  as manchas não se destacam no meio do branco.

6- Cuidado com exageros

O branco pode ser neutro, mas utilizá-lo sozinho em todos os ambientes vai deixar a sua casa sem graça. É importante utilizar outras cores em pontos estratégicos – como corredores ou uma única parede no quarto – para garantir a vida e a personalidade do seu espaço.

 

7- Tons de branco

Assim como as outras cores, o branco possui variação de tonalidade e escolher o tom de banco também é importante para definir o estilo da decoração. Os tons mais brilhantes costumam dar um ar minimalista e conceitual, já os tons off-white (aquele tom “envelhecido”) sugerem conforto e ficam ótimos se a ideia for criar um ambiente acolhedor e aconchegante.

brancos

imagens via Casa e Jardim, Casa Abril, Ideas’n Kitchen e Houzz

eliane-diamante-branco-br-45x90cm

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *